top of page

A Difícil Fase da Recolocação Profissional - Parte I: Onde estão as oportunidades?


Parte I: Onde estão as oportunidades?

Atuo na área de RH há mais de 15 anos, e não me lembro de um momento tão delicado como o que estamos enfrentando neste ano de 2016. Cada dia vejo novas postagens no Linkedin de profissionais em busca de recolocação profissional.

Entendo que o momento do desligamento é traumático, e que todos se preocupam com suas famílias, seu sustento, e como ingressar novamente no mercado de trabalho, já tão concorrido. Acredito que a maior agonia durante esse momento de transição, entre um emprego e outro, é a falta de perspectiva. A grande maioria, e que eu concordo com ela, não encara esse hiato como férias ou um momento para descansar; não é mesmo! É preciso arregaçar as mangas e trabalhar. Encontrar um novo emprego dá trabalho, infelizmente não remunerado.

Também acredito que não adianta se desesperar. Compreendo a preocupação de todos nesta fase, mas prospectar um novo emprego sem planejamento não fará com que ninguém chegue a bons resultados. É muito provável que você sinta-se ainda mais frustrado(a) por não obter êxito nas suas atividades. Encaminhar seu currículo a eito, sem foco é perda de tempo. E o que percebo são muitos profissionais fazendo verdadeiros SPAMS de seus currículos, mandando para qualquer vaga, áreas incompatíveis e pessoas desconhecidas. Sinceramente as chances de isso tudo dar certo são mínimas. Sem querer chover no molhado, e sabendo que esse assunto já está mais que comentado, sempre é bom refrescar sobre algumas dicas importantes que vão fazer grande diferença no seu processo de recolocação.

Começaremos com: Onde estão as oportunidades?

Essa é uma boa pergunta. Existem oportunidades por aí. Claro que o mercado não está assim tão farto de ofertas de emprego, por isso é necessário prospectar de forma correta e objetiva. Saber o que deseja e qual a sua verdadeira vocação já é um bom caminho. Se você ainda tem dúvidas sobre a sua carreira, veja aqui como podemos auxiliá-lo nesse processo.

Se você optou por um emprego tradicional, com carteira assinada ou algo similar, saiba que as pequenas e médias empresas são as que hoje oferecem o maior número de oportunidades no mercado de trabalho. Embora sua remuneração possa sofrer uma leve queda, temos mais chances de conquistarmos uma carreira estável em empresas menores atualmente, diferentemente das gerações anteriores, que acreditavam em entrar em uma grande empresa e se aposentar nela. Essa realidade hoje é para poucos.

Algumas empresas veem atuando com prestadores de serviços, os seja, sem registro em carteira. Embora essa prática possa ser questionável pela CLT, é uma opção para alguns profissionais que aceitam atuar como PJ, ou de forma autônoma.

Incubadoras de empresas podem ser um caminho para novas perspectivas profissionais. Existem várias Start-ups no mercado necessitando de profissionais com elevado nível de experiência e diferentes expertises, que possam alavancar o negócio, atraindo novos investidores, e por consequência obter uma boa margem de lucratividade.

Já para aqueles que pensam em ter algo próprio, minha orientação é CUIDADO. Não vá se arvorar em um segmento que não conhece, e investir toda a sua verba rescisória em algo incerto. O mercado está instável, e um abrir um novo negócio exige muita pesquisa e planejamento. O SEBRAE e as feiras de franquias podem lhe orientar nesse processo.

Porém existe um grupo ainda indeciso, que está frustrado com o mercado corporativo, mas não tem certeza do que deseja para sua vida pessoal e profissional.

Nesses casos aconselho procurarem um profissional de COACH, este o ajudará a trilhar o caminho do sucesso. A Trigo RH oferece uma série de atividades que possam lhe ajudar a encontrar a oportunidade desejada. Agende uma encontro para a sua orientação profissional, redesenhamos a sua carreira e reformulamos a sua estratégia de divulgação profissional.

Aguarde por outras dicas relacionadas à Recolocação Profissional, próximo tópico será Divulgação Profissional.

Conheça nossos serviços orientados para a sua recolocação profissional.

 
 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page