O Exercício da Motivação na Liderança

September 2, 2016

 

Ao longo de minha jornada como consultoria interna de RH, palestrante e atuando como líder Coach, observei o comportamento de diversos profissionais, buscando similaridades naquele que obtinham sucesso. Um fator preponderante é a motivação, mas como um líder pode influenciar nesse estado de espírito de seus funcionários?

 

Apresento 10 passos, divididos em Parte I (do 1 ao 5) e Parte II (do 6 ao 10) que um líder deve saber sobre a motivação humana, e como estes poderão lhe ajudar em suas conquistas.

 

PASSO 1: ESPELHAMENTO


As pessoas necessitam de um líder engajado, motivado e vibrante.

Se você não estiver motivado, e vibrando com a sua função, com a empresa, planos e sonhos, tenha a certeza de que sua equipe sentirá isso, e seu humor será espelhado no demais. Nesse caso, tire umas férias, nem que seja de uma semana, e volte com sua energia renovada! Verá como isso aumentará o seu poder de influenciar as pessoas de uma forma positiva.

 

PASSO 2 : NINGUÉM MOTIVA NINGUÉM


Motivação é um sentimento interior

Pessoas não são motivadas por outras pessoas, e sim pelo seu poder de atingir resultados e metas. Só que para tanto é preciso tê-las. Motivação é uma indução para uma ação.

Quais são seus objetivos? E quais são os objetivos da sua equipe. Descubra que você conquistará seu grupo, aumentando seu poder de influência na conquista dos resultados.

Na posição de gestor, a definição de metas individuais e em grupo, são "motivos para a ação". Um bom começo para desafiar sua equipe na conquista dos resultados.

 

PASSO 3: AS MOTIVAÇÕES DIVERSAS


Pessoas são motivadas pela vontade de satisfazer seus desejos e necessidades.
O grande segredo da motivação é descobrir o que motiva cada profissional; o que é mais importante para ele?

A lista é infinita, desde a educação dos filhos, aquisição de bens como casa e carro, viagens, aposentadoria; como planos mais simples de jantar fora com a família.

Conhecer os desejos e anseios de seus funcionários pode não ser tão fácil assim; eventos sociais, almoços e reuniões informais, devem ser promovidas para facilitar tal interação; e nesses momentos, deixemos de lado os problemas e as pendências inerentes às rotinas de trabalho, aproveite esse tempo para conhecer o que motiva cada um de seus funcionários a acordarem cedo para virem trabalhar? Use essa informação de uma forma positiva em suas próximas reuniões.

 

PASSO 4: PESSOAS AGEM DE MANEIRAS DIFERENTES


Pessoas diferentes apresentam comportamentos diferentes diante de um mesmo estímulo.
As pessoas pensam e agem de acordo com seus valores, princípios éticos e morais, experiências de vida, etc. Sabe identificar como cada um responde aos diversos estímulos é uma característica do líder motivador. Desse modo, o seu comportamento será diferente com pessoas diferentes.

Todos gostamos de nos sentir especiais.

 

PASSO 5: PESSOAS GOSTAM DE SEREM VALORIZADAS


Comente periodicamente sobre o desempenho individual
No geral, as pessoas gostam de receberem devolutivas sobre o seu desempenho, principalmente se esta for positiva. Nada é mais frustrante do que termos um equipe a deriva, sem saber ao certo que rumo devem tomar. Pairam nas mentes de todos da equipe dúvidas como: quais as minhas perspectivas nesta empresa? Quais são meus talentos que são valorizados? E talvez, em que eu possa melhorar para conquistar melhores resultados?

É importante que o líder oriente seu funcionário para o alcance das metas propostas pela empresa, mostrando os objetivos que foram traçados para ele, e se este, está ou não, no caminho para o sucesso almejado.

 

PASSO 6: O PODER DO ELOGIO
Reconheça o valor da sua equipe.

Vimos muitos líderes passarem suas vidas corporativas em busca de erros, sem se atentarem aos grandes feitos. Ou ainda, caso os percebam, nenhum comentário é proferido, entretanto, se alguém erra, é bradado aos quatro ventos.

Importante lembrarmos que cada pessoa quer se sentir única. Ser notada na multidão, e nada melhor de um elogio sobre o seu trabalho, para o profissional sentir-se valorizado.

 

PASSO 7: CRITICAS CONSTRUTIVAS


Feedback buscando a melhoria

O que vem às nossas mentes quando ouvimos a palavra CRÍTICA? Normalmente em algo negativo, entretanto o significado da palavra na mais é do que alguém dar a sua opinião sobre algo, que pode ser boa ou ruim.

Eu sempre pergunto em meus treinamentos se alguém gosta de ser criticado negativamente, ou seja o seu trabalho não foi satisfatório? A grande maioria obviamente não aprecia muito. E qual a causa desse comportamento? Os líderes não sabem orientar seus funcionários corretamente. São grosseiros, e ambos levam para o lado pessoal, sem se atentarem que este momento é para construir relacionamentos, e não destruir, como normalmente acontece.

Um líder deve ser objetivo em suas orientações, existem técnicas para um feedback eficaz, no qual todos constroem pontes para o sucesso.

 

PASSO 8: IDENTIFIQUE AS "LARANJAS PODRES"


Neutralize os "pregadores do apocalipse", os infelizes e desmotivados.

É comum vermos nas equipes aquele que eu chamo de "sindicalistas", estão sempre reivindicando por algo, e reclamando de tudo. Um líder não pode deixar que todo o seu esforço em estimular o grupo, seja destruído por pessoas que só tendem a mostrar os erros dos outros, os problemas existentes, sem olhando tudo pelo lado negativo, sendo incapazes de uma palavra positiva.

Esse tipo de pessoa age como uma laranja podre no meio das outras, em todas as outras que encosta, são contaminadas, a apodrecem mais rapidamente. Com seres humanos isso também acontece. A falta de entusiasmo de uma pessoa contamina todo o time.

É necessário identificar tais pessoas, agindo com inteligência e astúcia, para identificar o real problema daquele profissional, apresentando-lhe alternativas para a solução das deficiências encontradas.

 

PASSO 9: SINTONIA COM O GRUPO


Um líder deve perceber e sentir o estado de espírito do grupo.

Um líder deve ser capaz de olhar para o seu grupo, e conseguir identificar as suas necessidades, sentindo quando algo não está bem, seja no âmbito pessoal ou profissional. Atuar como um COACH na sintonia da equipe.

A percepção das situações "fora do normal" e que estejam impactando no desempenho humano, auxiliará o líder na retomada dos resultados, permitindo a este orientar ou aconselhar para a solução do problema, que muitas vezes sozinha, a pessoa não consegue observar as opções ao seu redor.

 

PASSO 10: SEJA VOCÊ MESMO


A transparência de suas ações contribuem para a motivação do grupo.

Agir de forma clara e objetiva, sendo transparente nas suas intenções e ações, promovendo a integração do grupo para que façam o mesmo, eleva o motivacional do grupo, pois a equipe sabe exatamente para onde ela está sendo levada. Um condução confiante e assertiva, trás resultados positivos.

Conheça nosso programa de treinamentos voltados para liderança:

  • Coach Gerente Treinador

  • Liderança Motivadora

  • Trabalho em Equipe e Liderança

Outro programas em www.trigoconsultoria.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Devolutivas de Processos Seletivos

October 26, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square