Currículo Uma Peça Chave

October 26, 2016

 

Sempre ressaltamos sobre a importância de um currículo bem elaborado, que contemplem as informações do profissional e funcione como um chamariz no processo seletivo.

Sei que muitos estão fartos de lerem artigos sobre como elaborar um currículo, e hoje em dia vem aparecendo um novo modelo dentro de um padrão americano, com novo design, em um estilo editoração de revista ou jornal.

 

Sinceramente para mim que atuo diretamente com seleção de diversos perfis, o layout pouco importa, mas sim o seu conteúdo. Considero um bom currículo aquele que tenha as informações que eu preciso de forma clara e objetiva.

 

Mas afinal, quais são as informações relevantes em um currículo?

 

DADOS PESSOAIS

 

Não entendo o porquê desta moda de não mais se colocar o endereço no currículo. Alguns dizem ser por confidencialidade. Concordo em suprimimos números de documentos, mas tem candidato que nem o nome coloca, querendo manter o sigilo do processo, possivelmente por medo de alguma retaliação no seu emprego atual.

 

Posso garantir que isso não funciona.

 

Outro aspecto com relação a este mesmo item, é a supressão da idade/data de nascimento. Na prática isso não funciona. Se a empresa realmente tiver alguma restrição quanto a contratação de pessoas mais velhas, só perderemos tempo, tanto nosso como do selecionador. E se a empresa quiser mesmo saber a faixa etária do profissional, é possível rastrear, pelas datas de formatura, ou até mesmo número de documentos.

 

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS / TÉCNICAS

 

Usualmente comenta-se que “papel aceita tudo”, alguém vai escrever em seu currículo algo negativo, como: detesto trabalhar em equipe, sou arrogante, sou intempestivo, sou um chefe autocrata que não respeita os funcionários?

 

Lógico que não, ao invés disso vemos: sou integrador de equipe, excelente comunicação intrapessoal, grande capacidade para solucionar conflitos, e por aí vai. Estas informações para nós selecionadores, não possui valor algum. Não desperdice o precioso espaço do seu currículo tecendo elogios a sua pessoa. O selecionador terá que constatar isso na entrevista.

 

Prefira investir suas linhas escritas em dados relevantes e que façam a diferença. Neste momento da triagem curricular, o que importa é o seu conhecimento técnico e sua experiência. Detalhe-os o máximo que puder, lembrando de manter a objetividade na redação.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / RESULTADOS ALCANÇADOS

 

Ao descrever as experiências é importante destacar os resultados conquistados. Dizer que aumentou a carteira de clientes, não é um dado válido. Qual a porcentagem disso? Acostumado a grandes volumes de visita por dia. O que é um grande volume para você? 2, 20? Atuação na área de departamento pessoal com grande volume de trabalho. Qual o tamanho da folha de pagamento? Quais eram os prazos? Desenvolvi diversos projetos na área. Que projetos foram esses, e quais os impactos nos resultados da empresa

 

Esses sim são dados importantes e que trarão um grande diferencial para o seu currículo.

Se você não possui experiência, valorize o seu lado acadêmico, participação e feiras, exposições, trabalhos voluntários, monitorias, e até mesmo sua performance escolar. Apresente resultados palpáveis, que de uma forma ou de outra, possam ser comprovados, e não dependem da subjetividade do avaliador.

 

CRONOLOGIA

 

Como última dica, respeite a cronologia inversa das suas experiências.

Pense: O que interessa mais para o selecionador, a sua experiência atual ou aquela que você teve há mais de 10 anos?

 

Regra básica de redação, a fim de aguçar a curiosidade do leitor, para que este continue a sua leitura, as informações mais importantes vêm em primeiro lugar, portanto, devemos discorrer nossas experiências da mais recente (atual) para a mais antiga.

 

Lembre-se de colocar as datas de entrada e saída de cada uma delas. O tempo que o candidato permaneceu na empresa é um dado muito importante, pois é desse modo que conseguimos avaliar, não só o tempo de experiência na função, como a sua estabilidade nos empregos anteriores. Currículos em essas informações, na maioria dos casos são descartados.

 

VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

 

Embora o papel aceite tudo, e entendo que um pequeno exagero seja normal em um currículo, muito cuidado com os excessos, e além disso, alinhe seu discurso com o conteúdo expresso em seu material.

 

Tenho visto muitos profissionais se complicarem ao explicar as suas experiências anteriores, as informações da ficha preenchida na consultoria não conferem com o currículo. E nesse momento, tenho a sensação de estar sendo "enrolada". 

 

Posso te garantir que se isso já aconteceu contigo, você foi reprovado.  

 

Detalharei mais sobre este assunto em meu próximo post.

 

Conheça nosso serviço de elaboração curricular e tenha um currículo campeão!

 

Sucesso na sua nova jornada.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Devolutivas de Processos Seletivos

October 26, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square