top of page

Transição de Carreira - Oportunidade ou Contratempo?


A primeira tarefa é saber, antes de irmos em busca da nossa recolocação, é identificar qual a nossa área de atuação? Onde gostaríamos de trabalhar? O que queremos fazer da nossa vida?

O momento para revermos nossa carreira e focarmos em oportunidades que estejam mais alinhadas com as nossas metas e objetivos, é agora! Analise quais as oportunidades que se encaixam com o que você quer ou com o seu perfil profissional?

REFLITA!

Quais os conhecimentos que já adquiriu ao longo de sua jornada profissional?

Quais foram as suas experiências anteriores, sejam estas em empregos formais, ou não, atividades de lazer, serviços voluntários, estágios.

A partir dessa reflexão, faça uma lista daquelas que você mais se identifica, priorizando por ordem de preferência e nível de conhecimento que possui.

Lembre-se!!

É no trabalho que passamos mais da metade de nossa existência ativa. Por isso é importante sentir prazer no que fazemos. Levantar todo o dia cedo para trabalhar com um peso nas costas, é sinal que tem algo errado. Se não é possível trabalhar no que gosta, procure gostar do que faz, ache encantos no seu trabalho. Isso irá aliviar as tensões diárias!

É possível que você já tenha atuado em diversas empresas e adquirido vários conhecimentos podendo trabalhar em diferentes segmentos, entretanto para uma recolocação eficaz, quanto maior o tempo de experiência que você possui em determinada área, mais rapidamente você será recolocado. Se você está no mercado de trabalho aguardando por uma nova oportunidade, dê preferência por aquela que você tenha mais experiência e conhecimento.

Mudar de área profissional é possível, mas pode não ser o mais indicado neste momento, devido ao prazo para uma nova recolocação e a oferta de bons profissionais no mercado de trabalho.

Temos que compreender que uma mudança de área poderá impactar diretamente na nossa remuneração ou na demora por uma nova recolocação, portanto, aconselho sempre àqueles que desejam mudar de ramo de atuação, que o faça de forma planejada.

CASO REAL

Estava eu conduzindo um processo seletivo para uma vaga de estágio na área de webdesign, cuja remuneração não chegava a um salário mínimo. Em meio aos candidatos, um deles chamou minha atenção. Ele estava no último ano da faculdade de ciência da computação, sem nenhuma experiência na área. Atuava como motoboy cuja remuneração chegava próximo a quatro salários mínimos. O rapaz tinha 28 anos, era casado e com uma filha de um ano. A minha postura como gestora de RH foi de conflitar com ele sobre os impactos dessa mudança em sua vida e de sua família. Sua resposta foi bem consciente:

“Eu e minha família já estávamos nos programando para isso. Se não fizermos um sacrifício agora, jamais conseguirei exercer a profissão que escolhi. Sei que já não sou considerado tão novo para esse mercado específico, e estou ciente da minha situação. Trabalhar com web é meu objetivo e não vou descansar até conquistá-lo”.

Resultado: Ele foi contratado como estagiário, e seu talento era tão grandioso, que em seis meses ele assumiu a gerência de criação da empresa, e em menos de dois anos, fora convidado para ser um dos sócios.

Qualquer mudança é possível, a qualquer momento, e em qualquer fase da vida, desde que ela tenha sido planejada com antecedência, caso contrário, talvez a hora não seja assim tão propícia. O nosso objetivo, neste momento, é focar na praticidade do processo seletivo. Mas saiba que sacrifícios serão necessários.

Voltando ao nosso foco principal, uma forma que facilita a identificação das oportunidades para atuarmos é listarmos as áreas nas quais já trabalhamos e possuímos conhecimento ou experiência; assim abrimos nosso leque para uma série de opções que até então nem imaginávamos que pudéssemos desenvolver.

Atividade: Faça um breve resumo das suas experiências anteriores, listando todas as atividades desenvolvidas e conhecimentos adquiridos. Esse resumo será útil na elaboração de cartas de apresentação e até mesmo no direcionamento do seu currículo.

Lembrando que, se você tem uma experiência vasta em diversas áreas, elabore currículos específicos para cada oportunidade.

Resultados e Desempenho: Após a análise das atividades desenvolvidas, devemos resgatar qual foi o nosso desempenho nas funções e quais os resultados que nos destacam dos demais.

Seguem alguns exemplos:

  • Comercial/Vendas:

Importante diferenciar vendas internas das externas. Vendas corporativas de comércio varejista. Vendas técnicas das vendas, de produtos de consumo.

Conhecimentos: específicos exigidos para vendas técnicas, roteirização de visitas, planejamento, prospecção de clientes, elaboração de propostas e projetos, atendimento e relacionamento com clientes.

Resultados: Metas de vendas alcançadas. Aumento no número de clientes e volume de vendas, ampliação de área e segmento de mercado, desenvolvimento de território, valores envolvidos nas negociações.

  • Administrativo/Financeiro:

Existe uma grande diferenciação nas funções financeiras exercidas em uma grande empresa: fiscal, contábil, tributário, etc. Ambas são importantes, mas possuem características diferentes e exigem conhecimentos distintos.

Conhecimentos: emissão de notas fiscais, cálculos de impostos, cobrança, pagamentos, balanços, balancetes, experiência em empresas de lucro real, presumido ou simples, análise de investimentos, redução de custos, etc.

Resultados: qual o volume de notas fiscais emitidas, porte das empresas que atuou, prazos alcançados, contribuição financeira para a empresa.

  • Recursos Humanos:

Esta é outra área bem abrangente, com grande diversidade de atividades e funções, sendo preciso dividir principalmente estas duas áreas: departamento pessoal responsável pelos contratos de trabalho, folha de pagamento e afins, das atividades do RH estratégico, que engloba recrutamento e seleção, treinamento, entre outras.

Conhecimentos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, política de carreia e benefícios, departamento pessoal, folha de pagamento, saúde e medicina no trabalho.

Resultados: detalhamento do volume de funcionários administrados, quantidade de vagas trabalhadas, bem como efetividade de fechamento. Volume de treinamentos conduzidos ou coordenados. Quantidade de pessoas treinadas x prazo de realização.

  • Logística e Comércio Exterior:

Logística virou um mito, é considerada a atividade do momento, entretanto esse segmento tem diversas ramificações: importação, exportação, transportes, cadeia de suprimentos, etc.

Conhecimentos: Específicos da função, legislação, idiomas, documentação necessária e requerida, classificação alfandegária, etc.

Resultados: volume de carga transportada, quantidade de clientes atendidos, negociações efetuadas, prazos de entrega, etc.

E assim sucessivamente para todas as áreas de conhecimento que possui.

Afinidade: Com base nas atividades acima identificadas, quais delas possuímos maior afinidade? O que realmente gostamos de fazer e nos traz satisfação?

Outras opções: Existem outras opções que vão além dos empregos tradicionais. É importante avaliarmos nossa capacidade empreendedora e se nos identificamos em termos o nosso próprio negócio.

Muitos percebem, após essa reflexão, que deveriam atuar em outra área, mas alerto que o mercado não é muito receptivo para profissionais sem experiências específicas, e abrir seu próprio negócio, nem sempre é uma atividade fácil; portanto, se você faz parte deste grupo, que está insatisfeito com o seu trabalho atual, e, deseja ingressar em novas áreas, antes de fazê-lo é preciso estudo e preparação, o que exige dedicação, esforço e uma boa administração de tempo.

Em muitos casos o salário oferecido poderá ser menor do que o seu atual. Será um investimento em longo prazo, mas posso lhe garantir que vale a pena. Nada é mais gratificante do que você poder desenvolver aquilo que gosta e ver os resultados do seu trabalho.

Eu sou um exemplo disso!

Conheça nosso novo portal com foco no desenvolvimento de carreira: www.trigorhcarreira.com

Sucesso na sua jornada!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page