top of page

Conheça os Bastidores dos Processos Seletivos

Já parou para pensar como é o bastidor de um processo seletivo? Quais são as fases, o processo de triagem e seleção, até a sua convocação para uma entrevista?

Basicamente um processo seletivo é estruturado e 2 fases:

A) Triagem Curricular:

Uma simples folha de papel decidirá o seu futuro no processo, por isso devemos dar a devida atenção a este importante documento.

Nós selecionadores observamos alguns pontos chaves nos currículos, muitos deles nem chegam a ser divulgados em função das regras sociais, que embora não possa se exigir em um anúncio mais de 6 meses de experiência, ou discriminar por limite de idade, sabemos que na prática isso acontece; as empresas possuem as suas expectativas em função dos novos colaboradores, portando, embora não divulgado, a triagem curricular observará os seguintes aspectos:

- Idade e local de residência, para algumas funções isso se torna um primeiro ponto para inclusão ou exclusão do profissional ao processo;

- Tempo de experiência na função em empresas do mesmo segmento, ou em cargos correlatos;

- Períodos de permanência em seus últimos empregos;

- Abrangência do cargo;

- Atividades desenvolvidas.

Se seu currículo possui todas as informações acima e atendeu às exigências da vaga, ele está qualificado para a próxima fase.

B) Entrevista de Seleção

Se chegou nesta fase, sinta-se um vitorioso, seu currículo já ultrapassou pelo menos mais de 100 candidatos. Para algumas vezes esse número até pode ser multiplicado por 10.

Este é o momento de você mostrar as suas competências técnicas e comportamentais que estejam atreladas à cultura organizacional da empresa e à oportunidade pleiteada.

- Competências Técnicas: resultados atingidos, metas alcançadas, projetos desenvolvidos, atividades e responsabilidades, etc.

- Competências Comportamentais: relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, postura geral, motivação, empenho, ânimo, capacidade de trabalhar em equipe, seguir ordens, etc.

Neste E-book: "Nos bastidores de um processo seletivo" apresentamos todas as fases que envolvem uma seleção, desde a análise curricular, avaliação das competências prévias, a metodologia para a escolha e seleção de um currículo, até chegar na entrevista de emprego; enfatizando o que os profissionais de RH e selecionadores, observam ao triar um currículo, e qual a análise feita sobre ele.

Destacamos dentre outros assuntos, a importância de um currículo bem estruturado, pois será por intermédio dele, que o candidato será, ou não selecionado para a entrevista; postura comportamental do candidato nas entrevistas, o que falar e o que omitir, às vezes sinceridade em demasia pode ser confundida com má educação, ou falta de senso crítico sobre o mundo ao seu redor.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page